sexta-feira, 31 de outubro de 2008

ITIL Que Bicho e esse ?

Meu professor passou uma pesquisa sobre esse bicho, ai eu pesquisei na net e achei interessante esse negocio, bem legal para Gerentes de TI.

ITIL é um grande aparato das “Melhores Práticas” utilizadas pelos grandes Gestores de TI documentadas em 7 livros, subdividida em 10 processos e uma função e que tem objetivo fazer com que a TI foque no Negócio da Empresa e para que entregue os seus Serviços aos seus clientes da melhor maneira possivel e a um custo justificável.

Os seus processos são subdivididos em 2 grandes grupos + uma Função:

1) SERVICE SUPPORT

** Gestão de Incidentes (Incidents)

** Gestão de Problemas (Problem)

** Gestão de Mudanças (Change)

** Gestão de Liberações (Release)

** Gestão de Configuração (Configuration)

2) SERVICE DELIVERY

** Gestão de Nivel de Serviço (SLA)

** Gestão de Capacidade (Capacity)

** Gestão de Disponibilidade (Availability)

** Gestão Financeira (Financial)

** Gestão da Continuidade (Continuity)

FUNCÃO:Service Desk

Onde entende-se que Processo é um modo sistemático de fazer as coisas e um processo efetivo é um processo que pode ser repetido mensurado e gerenciado.

Mas onde isto se encaixa nas empresas e nos profissionais de TI?

Nas empresas é mais que óbvio que ter processos bem ajustados, organizados na área de TI e voltados para o seu Negócio seja necessário e até mesmo essencial para se manter competitiva. Além de que a TI torna-se a base de sustentação e provedora de Serviços confiáveis e estaveis para os demais Setores da empresa.Para um profissional de TI ter conhecimento destas práticas é ainda um diferencial, mas tende a ser imprescindível uma vez que o interesse das empresas é cada vez maior, sendo assim a exigência por profissionais conhecedores do ITIL é cada vez maior.

Portanto conhecimento sobre ITIL não é somente para o Gerente de TI, mas para todos os Analistas e demais profissionais de TI que passam a executar seu trabalho sempre focado no que é melhor para a empresa e não mais no que é melhor para o Setor de TI.O ITIL tende a se tornar um “Padrão de Fato” dentro da Gestão de TI, se já não é.

ITIL significa: IT Infraestructure Library (7 Livros). Não confunda ITIL com Governança ou com COBIT, pois estes dois últimos são voltados para a área estratégica da empresa (Diretoria e etc), enquanto ITIL é voltado para á área Operacional e Tática.

você encontra bastante material para estudo e preparatório para a prova de Certificação, inclusive com simulados de provas para testar seu conhecimento. Espero ter ajudado e caso tenha mais interesse indico que faça um curso mesmo que não tenha interesse na Certificação.

Nenhum comentário: