sexta-feira, 21 de novembro de 2008

BlackBerry Storm chega aos EUA nesta sexta


O novo modelo do BlackBerry chega nesta sexta-feira, 21, às lojas dos EUA. Primeiro modelo da marca com tela tátil e sem sua característica trackball, o smartphone promete competir com o bem-sucedido iPhone, da Apple, e a manter seu privilegiado nicho de mercado no ramo de negócios."É um telefone inteligente muito especial, pois é o primeiro da RIM com tela tátil e muito diferente aos que tradicionalmente a Verizon pôs no mercado", explicou à Agência Efe Juan Valencia, encarregado do projeto da segunda maior operadora móvel do país.

Líder dos smartphones
Os BlackBerry são lideres absolutos no mercado americano dos telefones inteligentes, com uma fração de mercado que supera 50% e 19 milhões de clientes no mundo todo. A partir de hoje, a Verizon porá no mercado, com exclusividade, o BlackBerry Storm, que desde a semana passada é comercializado também em parte da Europa.
"A principal diferença em relação aos outros BlackBerry é que os anteriores tinham o que se chama trackball, uma bolinha que se usava como cursor para navegar pela tela", enquanto nesse só "se usa a tela, já que ocupa todo o telefone, que só tem quatro botões", explicou Valencia.
Até agora, o BlackBerry sempre dominou o nicho de mercado dos usuários de negócios e é raro um executivo em Nova York que não tenha um desses aparelhos, embora o grande sucesso do iPhone tenha começado a pegar uma parcela desses usuários.
Por isso, a introdução de serviços como gravação de vídeo com som, câmera fotográfica mais potente que a do iPhone com flash, zoom e estabilizador, e um navegador por GPS com informação em tempo real sobre o trânsito, representa para o fabricante uma oportunidade de manter seu nicho e ampliar seu habitual espectro.
Nos EUA, onde a Verizon tem a rede mais confiável de telefonia celular, custará US$ 199,99, mesmo valor do iPhone. A compra do Storm, que não conta com tecnologia Wi-Fi e cobra de forma adicional o serviço do navegador por GPS (US$ 9,99 ao mês), está condicionada a dois anos de contrato.

Nenhum comentário: