segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Robert Wadlow, o homem que atingiu os 2,74 m de altura

Robert Pershing Wadlow nasceu em 22 de fevereiro de 1918 em Alton, um povoado do estado norte-americano de Illinois. Com um peso de 3,80 Kg e uma estatura normal, nada permitia pressagiar que aquele bebê fofinho iria se converter alguns anos depois no homem mais alto que já pisou a terra com 2,74 m de altura.

Filho de Harold e Addie Wadlow, Robert era o maior de cinco irmãos. Seu desenvolvimento físico foi normal até os quatro anos, quando então começou a crescer numa velocidade descomunal. Tanto que aos 5 anos já media 1,63 m e aos 10 chegou à barreira dos 2 metros de altura.

Além de ser o homem mais alto da história da medicina, Robert também detêm o recorde de maior mão e pé. Suas mãos mediam 35cm do pulso até a ponta do dedo médio e seus pés tinham 50cm. Só para terem uma idéia o número de seu sapato era o 70.

Seu gigantismo era devido à presença de um tumor na glândula pituitária que provoca a destruição das células que controlam o crescimento dos ossos, motivo pelo qual as pessoas que sofrem deste mau não param de crescer durante toda sua vida. E isso, precisamente, é o que aconteceu com Robert, tal e como pode ser visto nesta tabela:


IdadeAlturaPeso
5 anos1,63m48kg
8 anos1,83m77kg
10 anos1,99m100kg
14 anos2,26m137kg
16 anos2,40m166kg
19 anos2,59197kg
21 anos2,65223kg
22 anos2,74199kg

Como não era uma pessoa que passasse despercebida, foi aproveitado pelo Ringling Brothers Circus que levou o gigante, em 1936, por todo Estados Unidos para mostra-lo a um público atônito com a altura que tinha atingido aquele jovem de 18 anos. Mas o detalhe que mais chamava a atenção das pessoas, além de sua altura é lógico, era a docilidade e a simpatia do rapaz.

Mas este crescimento desproporcional começou a gerar-lhe problemas. Logo seus ossos não foram capazes de sustentar por si só o peso de seu corpo, o que lhe obrigou a utilizar muletas para se deslocar. Como se isso não fosse o bastante, com o tempo começou a perder a sensibilidade em suas pernas.

Assim estavam as coisas quando em 4 de julho de 1940 cortou o tornozelo com uma garrafa que degenerou numa infecção. Ante a piora de seus sinais vitais, os médicos fizeram uma transfusão sanguínea de urgência que não evitou que no dia 15 desse mesmo mês morresse enquanto dormia. Tinha 22 anos.

O giro com o circo anos atrás transformou-o num famoso personagem e em seu funeral, celebrado em 19 de julho, foram cerca de 40 mil pessoas. O ataúde no qual foi enterrado pesava meia tonelada e foram necessários 12 homens para levá-lo.
Em 1985, o artista Ned Giberson erigiu uma estátua de Robert com tamanho real feita em bronze na Southern Illinois University Edwardsville que é visitada anualmente por milhares de pessoas, que tiram fotografias agarrados na mão daquele que um dia foi conhecido como "o gigante simpático".


Se o russo Leonid Stadnyk, outro gigante conhecido pela sua simpatia, não tiver nenhum problema que afete sua delicada saúde nos próximo 5 anos, possivelmente ele passará a altura de Robert Wadlow.

Nenhum comentário: