sábado, 13 de junho de 2009

95% dos blogs estariam abandonados

Quando escutamos que o Technorati mantém indexados 133 milhões de blogs em seus registros, e que o BlogBlogs já alcança o milhão, a popularidade dos blogs na Internet parece inegável, mas a realidade está muito distante disto, pois apenas 5% destes foram atualizados nos últimos 120 dias, convertendo a blogosfera praticamente em um povoado fantasma.


Muita gente lançou-se à aventura de ter um blog quando a WEB 2.0 nascia, com sonhos de ganhar popularidade, ter centenas de seguidores e comentários e, quem sabe, talvez ganhar a vida com o teclado. Como já sabemos, isto raras vezes acontece, e a decepção de ver seus elaborados textos pessoais com pouca ou/e nenhuma visita, rapidamente enterraram estes sonhos, deixando inúmeras posts abandonados a sua própria sorte em alguma conta gratuita.

Hoje as tendências estão claramente mudando, as pessoas preferem manter uma conta no Orkut ou se unir ao amado/odiado -no meu caso, odiado- Twitter, onde já não é necessário inspiração, senão 140 carateres que descrevam em uma linha o que se está fazendo -inclusive c@gando-. Isto facilitou muito o processo de manter atualizada a sua "audiência".

Os blogs agora são plataformas para que os meios gerem conteúdo com nível menos pessoal e mais localizado. Os que permanecem, competem de igual para igual com os grandes portais, muitas vezes com mais visitação e participação comunitária.

Sem importar o que ocorra, é intrigante ver como a Internet gera sua própria história a alta velocidade, inclusive deixando restos arqueológicos no caminho.

Nenhum comentário: