sábado, 13 de junho de 2009

Os animais mais idosos do planeta

Você já se perguntou qual é o animal mas velho que vive atualmente? Possivelmente pense em uma tartaruga, e assim é, mas às vezes o relógio biológico que se caracteriza por sua contundente precisão dentro de uma margem pré estabelecida, permite um desvio para algums de suas criaturas que conseguem postergar um pouco mais o seu final.


A tartaruga da foto tem 176 anos. Três tartarugas foram levadas de barco para a ilha de Santa Elena em 1882, tinham então 50 anos. Hoje, uma delas ainda vive, é o animal mas idoso de nossos dias.


Estas amêijoas do Ártico podem viver até 400 anos, aliás, podiam. Hoje já não há mais nenhuma viva, mas é o ser que mais anos podia viver neste planeta.


Um coelho de 14 anos pode não parecer nenhuma proeza, mas este aí está no Guinness como o mas idoso. A vida média deles é de 6 a 8 anos, em uma equivalência humana representaria um homem de 160 anos.


Um gatinho velho, Spike, morreu 2 meses antes de completar os 31, e se tornou o gato mais idoso conhecido. O dono conta que colocava aloe vera (babosa) na comida do bichano. Coitado do bichinho, não sei qual o gosto da babosa, mas não deve ser nada bom passar 31 anos comendo aquele troço gosmento e verde. Arghh!!!


Este labrador negro completou 29 anos. Era considerado o mas antigo do Reino Unido (e do mundo) até que chegou ao fim no ano passado.


Este porquinho da índia, com expectativa de vida igual a de seu primo acima, entre 5 e 8 anos, viveu mais que ele, 15 anos.


Um macaco aranha que morreu em 2005 com 53 anos, é o mas idoso conhecido de todos os simios, e vivia em um zoológico.


O peixinho dourado que mais tempo viveu, 43 anos. Seu dono só sabia sua idade porque tinha o prêmio de um concurso ganho por ele em 1956. Imagine se a curiosidade de que peixes tem memória de somente 2 segundos for verdade. 43 anos esquecendo tudo a cada 2 segundos. - "Oi, tudo bem? Meu nome é Douradinho... ... ... Oi, tud..."


,

Nenhum comentário: