sábado, 13 de junho de 2009

A Terra pode se chocar com Marte

O Sistema Solar parece um modelo de estabilidade. Fenômenos como os eclipses podem ser prognosticados com precisão, e os movimentos dos planetas por si mesmos podem ser analisados com exatidão nos próximos milhões de anos. No entanto, há um verdadeiro caos atribuído a variações nas órbitas dos planetas, que poderiam produzir colisões entre estes.


Agora, cientistas de Observatório de Paris e da Universidade de Califórnia determinaram, de acordo com um novo estudo numérico, que estes desvios podem literalmente ser inclusive mais espantosos.

Anteriormente foram realizados estudos de órbitas planetárias baseados em simulações estatísticas. No entanto, estas simulações tornam-se falhas na consideração de uma colisão planetária. No estudo, publicado no último número da "Nature", Jacques Laskar e Michael Gastineau usaram um modelo não padrão que leva em conta a relatividade geral de todo o sistema solar nos próximos anos.

Assim, dizem que a Terra pode se chocar com Mercúrio, Marte ou Vênus. E advertem que por enquanto não há necessidade de se preocupar; esta colisão, se acontecer, será dentro de 5 bilhões de anos.

Pronto, agora podem voltar a dormir tranquilos.

Nenhum comentário: